Novas regras ENEM 2020 – Veja o que já foi divulgado pelo MEC

novas regras enem 2020

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos principais exames de avaliação do ensino médio, além de ser a porta de entrada para diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Como de praxe, todos os anos há mudanças e para o ano de 2020 já foram determinadas as novas regras.

Segundo o Ministério do Educação em publicação via assessoria de imprensa, a ideia é transformar o ENEM para o formato digital. Isso já se deu pelo processo de inscrição que é feito somente pelo site do MEC durante o período de inscrição – com chatbot desde 2019.

Entretanto, a previsão é que para 2020 já se tenha as primeiras versões dessa digitalização da prova, a qual deve acontecer totalmente até o ano de 2026 nas previsões do Ministério da Educação.

Mudanças para o ENEM 2020

No ano de 2020 o processo de inscrição se manterá o mesmo e deve ser realizado conforme o tutorial: https://inscricoesenem2019.com.br/

Já as provas deverão priorizar as áreas de conhecimento de exatas e humanidades e não se pode prever os temas para a redação, a qual também permanece inalterada.

No mesmo ano a prova poderá ser agendada (sinônimo de vitória para muitos). Como será uma versão de teste os usuários poderão optar pela reaplicação do exame , caso tenham algum problema decorrente da versão da prova no formato digital. Mas é claro que nesse caso a prova que o candidato fará será completamente diferente da primeira versão que realizou.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o piloto em 2020 começará com somente  50 mil estudantes, o que representa 1% do total de candidatos que realizam as provas anualmente. Até 2026 essa transição deverá ser de 100%.

Aos que forem escolhidos (o candidato saberá no momento de inscrição) é possível optar se quer realizar a versão digital ou não. Essa medida também é uma forma do Inep de avaliar a adesão dos participantes a ideia do Enem Digital.

Vale lembrar que a prova completa será realizada digitalmente, também em dois dias. E será preciso ir até o local de prova para realizá-lo. Ou seja, nada de fazer o ENEM da mesa de casa. Além disso,  Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) deverão participar do Enem Digital somente em 2026, quando a transição estiver completa.

Outra previsão de mudança ainda não confirmada foi a do valor da inscrição, que em 2019 era de R$ 85,00.

Os usuários que não tem condições de pagar pela taxa podem pedir a isenção da taxa de inscrição pelo site, dentro do prazo previsto. As datas ainda serão confirmadas pelo MEC e poderão ser conferidas no site oficial.

Datas das provas

  • 11 e 18 de outubro
  • 11 de outubro: prova de conhecimentos humanos
  • 18 de outubro: redação e prova de conhecimentos exatas

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *