IPVA TOCANTINS: Como pagar o seu?

Se você é dono de veículo automotor, devidamente emplacado no estado de Tocantins, deve saber que todo início de ano, tem que pagar o IPVA TO. Quer mais informações e detalhes sobre o IPVA TO? Continue a leitura que explicaremos tudo neste texto.

    1. O que é e como funciona o IPVA TO?

Ter um carro próprio é o sonho de muitas pessoas. Mas além de grandes benefícios, possuir um automóvel também pode lhe trazer obrigações, principalmente tributárias.

Dentre essas obrigações, a mais importante delas é não atrasar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA TO.

Trata-se de um tributo que é calculado sobre o valor venal do veículo, seja ele carro, moto, ônibus, caminhão, van, dentre outros.

O não pagamento deste tributo pode resultar em prejuízos para o seu bolso, como a incidência de juros, multa e até a inclusão do seu nome no cadastro de inadimplentes do estado, a famosa dívida ativa estadual.

O valor do mesmo é calculado através de uma alíquota, um percentual que é definido todos os anos pelo órgão estadual responsável.

A seguir, explicaremos os detalhes de como emitir o seu carnê de pagamento, as datas de vencimento e alíquotas.

    1. Consultar IPVA TO

Os proprietários de veículos automotores, já tem disponível no site da Secretaria de Fazenda e Planejamento – Sefaz TO, a guia de recolhimento do tributo estadual referente ao IPVA.

Para consultar e imprimir a guia é muito simples. Para isso, basta estar com o documento do veículo em mãos e seguir os passos que vamos apresentar a seguir, veja só.

  1. Acesse o site da Sefaz pelo endereço: http://www.sefaz2.to.gov.br/ipva/dare.php;

  2. Busque pelo número do renavam e da placa no CRLV;

  3. Insira as informações nos campos respectivos;

  4. Clique em consultar;

  5. Pronto! O boleto está pronto para a impressão.

    1. Calendário de pagamento do IPVA TO

O calendário de pagamento do IPVA TO diz respeito aos prazos de vencimento do respectivo imposto. O pagamento no ano de 2020 pode ser feito tanto em cota única, quanto de forma parcelada.

Pagando a vista em até 15 de janeiro de 2020, o contribuinte terá 10% de desconto. O pagamento em parcela única também pode ser realizado até o dia 15 de outubro, entretanto, não haverá o desconto do débito.

O parcelamento é possível e pode ser feito em até 10 vezes, ficando a primeira parcela para o dia 15 de janeiro e as demais para o dia 15 dos meses subsequentes.

Outro detalhe importante é que o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 200 para pessoas físicas. Veja abaixo a tabela com o calendário de pagamento.

Parcela

Vencimento

Cota única, com desconto

Até o dia 15/01/2020

1ª parcela

15/01/2020

2ª parcela

15/02/2020

3ª parcela

15/03/2020

4ª parcela

15/04/2020

5ª parcela

15/05/2020

6ª parcela

15/06/2020

7ª parcela

15/07/2020

8ª parcela

15/08/2020

9ª parcela

15/09/2020

10ª parcela

15/10/2020

    1. Onde pagar o IPVA TO

Com o boleto de pagamento em mãos, é preciso ficar atento a data de vencimento e ao local de pagamento do imposto. Após a impressão do carnê, o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária conveniada e seus correspondentes.

Veja a lista de bancos conveniados:

  • Banco do Brasil;

  • Caixa Econômica Federal;

  • Bancoob;

  • Itaú;

  • Banco da Amazônia;

  • Bradesco.

O pagamento poderá ser feito presencialmente ou pela internet, por meio do sistema de internet banking.

    1. Alíquotas do IPVA TO

As alíquotas são percentuais que aplicados ao valor venal do veículo, resultam no tanto que se deve pagar a título de IPVA. Tal alíquota se diferencia de acordo com o tipo e características do veículo, e no estado do Tocantins, ela varia de 0,5% a 2%.

Veja a lista abaixo:

  • 0,5% para aeronave de qualquer tipo;

  • 1% para veículos de duas rodas, de locadoras, transporte de carga ou passageiros, embarcações de qualquer tipo;

  • 2% para veículos de passeios e utilitários.

Com o valor do veículo em mãos e a alíquota, basta multiplicar aquele por este e depois dividir o resultado por 100. No final desta conta, teremos como resultado final, o valor do IPVA TO.

    1. Como entrar em contato com o Detran TO

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins – Detran TO, é uma autarquia que possui autonomia administrativa e tem como competências o gerenciamento do processo de habilitação de condutores, assuntos relacionados a veículos, fiscalização, autuação e educação para o trânsito.

Os interessados em esclarecer dúvidas sobre IPVA, licenciamento, CNH, DPVAT ou demais assuntos relacionados a sua competência, podem entrar em contato com o órgão pelos meios abaixo.

  • Endereço: Quadra 401 Norte – Av. NS-01 N (Antiga ARNO 41) Lotes 01 a 10, Conjunto 02 – Palmas / Tocantins;

  • Telefone: (63)-3218-3012;

  • Site: https://detran.to.gov.br/.

    1. Conclusão

Neste breve texto você entendeu os detalhes sobre o IPVA TO. Viu como, quando e onde pagar, conheceu as alíquotas e agora sabe como entrar em contato com o departamento de trânsito estadual.

Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, lhe aconselhamos a entrar em contato com o órgão responsável para esclarecê-las. Nossa caixa de comentários também está a sua disposição. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *