Como pagar IPVA RJ?

Anualmente é realizada a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo, e no Rio de Janeiro assim como em outros estados, é importante pagar IPVA do RJ. Ela é uma das principais cobranças realizadas todo início do ano, por isso, é importante se programar para tal. 

De acordo com o site Ipva.inf.br, o Detran é o responsável pela cobrança desse imposto, cada estado possui seu próprio órgão e o valor do IPVA varia de acordo com cada estado. É conhecido que o estado do Rio de Janeiro – assim como São Paulo, possui um dos valores de IPVA mais caros, por isso, os donos de veículos já se preparam para fazer o pagamento do mesmo. 

O pagamento do IPVA pode ser realizado em cota única ou em até três parcelas, e é aceito em agências lotéricas, qualquer banco, aplicativos de internet banking e em unidades do Detran RJ. É importante ter conhecimento da data de vencimento da cobrança já que o não pagamento pode acarretar em multas e juros, e em alguns casos até a apreensão do veículo caso o mesmo seja visto rodando sem estar com a documentação e cobranças em dias. 

Qual é o valor do IPVA RJ?

O valor do IPVA tal qual o dono do veículo irá pagar, é calculado de acordo com a multiplicação entre o valor venal do veículo, de acordo com a Tabela FIPE, e a alíquota da categoria do automóvel, depois dividindo por 100.

Porque devo pagar o IPVA?

O não pagamento do IPVA RJ pode resultar em multas e juros, além de possível apreensão do veículo. Andar com o documento da sua Carteira de Habilitação e do seu veículo em dia é muito importante!

Isenção do IPVA, quem tem direito?

Alguns automóveis possuem isenção do imposto, como os que possuem ano de fabricação de mais de 15 anos! Outros veículos como os abaixo e mais também possuem a isenção do IPVA!

  • Veículos de propriedade de pessoas jurídicas de direito público externo, quando são destinados para uso de missão diplomática ou consulado,
  • Veículos de transporte escolar,
  • Tratores e máquinas agrícolas,
  • Veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiência visual, física, intelectual ou autismo, entre outros!

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *