Biotina: Entenda Como Funciona e os Seus Benefícios

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é um nutriente hidrossolúvel, o que significa que ela é diluível em água e que nosso corpo não a armazena, precisando sempre repô-la. É por isso que seu uso como suplemento vem crescendo cada vez mais.

Responsável pela conversão do alimento em energia, ela suporta uma série de enzimas envolvidas na quebra de proteínas, carboidratos e gorduras. A biotina auxilia no processo de gliconeogênese.

Também pode ajudar na ativação de reações que promovem a produção dos ácidos graxos, e ainda mais, está envolvida no metabolismo de vários aminoácidos, como por exemplo, a leucina.

Mas a biotina é muito popular por outro benefício. Talvez você já tenha se deparado com esse nome em produtos de beleza. Isso porque a biotina tem grande papel na saúde e na beleza de nossos cabelos, unhas e pele.

A falta da biotina pode fazer com que os cabelos caiam e fiquem ressecados, que as unhas fiquem enfraquecidas e quebradiças e a pele seca e escamosa. Podemos associar isso ao fato da biotina estar envolvida na síntese das proteínas.

Entre essas proteínas podemos encontrar a queratina, que compõem tanto as unhas como os cabelos.

Ela pode ser usada no tratamento da acne, diminuindo a inflamação e melhorando a aparência da pele. Outro uso é para tratar a alopecia, que é conhecida como calvície.

Além disso, possui outros benefícios como a redução do colesterol LDL e o controle e regulação da glicose no sangue.

Biotina e efeitos colaterais
Mais detalhes e informações da Biotina, acesse o site.

Apesar de muito segura para a maioria das pessoas, em raros os casos, algumas podem apresentar:

  • Reações alérgicas;
  • Diarreia;
  • Náusea.

Não há restrições específicas sobre o uso da biotina. Porém, sempre lembramos a importância de buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, principalmente para gestante, lactantes e crianças. As dosagens podem variar de 5 a 10mg.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *